História

História

Fundação do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de Campo Grande-MS e Região

No dia 11 de outubro de 1983 foi fundado o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e Materiais Elétricos de Campo Grande-MS e Região, pelo trabalhador profissional soldador na empresa Betumarco S.A, Antônio Ruiz Diaz.

Entre um almoço e outro, Antônio reuniu os amigos da categoria e vendo a necessidade dos trabalhadores resolveu lutar pela classe trabalhista, onde então fundou o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, com muita luta e sacrifício.

Apesar das dificuldades que enfrentou, encontrou parcerias que lhe apoiaram na fundação, onde dedicou sua vida até 20 de abril de 1996. Antonio teve uma parada cardíaca e faleceu no dia 18 de maio de 1996. Seu vice-presidente, Antonio dos Santos, continuou a jornada até 1999. Hoje o atual presidente (gestão 2013/2017) é Robson Willian Souza de Freitas, da empresa MR Service Elevadores), que assumiu um compromisso com você trabalhador e lutará com sua diretoria incondicionalmente por melhores condições de trabalho como por exemplo melhores salários, igualdade de gênero, entre outros.

Nova diretoria

As eleições do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos não foi nada fácil. Com o apoio dos 96,44% dos associados, que acreditaram em nossa propostas (Chapa 2 – Reação Metalúrgico) e do apoio da CUT estadual, através do secretário de Finanças Vilson Gimenez Gregório, CNM/CUT e CUT nacional, que nos orientaram durante este processo, conseguimos sair vitoriosos!

Há mais de 20 anos o Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos era dirigido por grupo com ideias ultrapassadas, que fugia da luta. Agora a realidade dos cinco mil trabalhadores da categoria começará a mudar, pois não mediremos esforços para juntos lutarmos por melhores condições de trabalho.

A eleição só foi possível graças a interferência da assessoria jurídica dos advogados Dr. Celso Pereira e Dr. Alexandre Cantero (Pereira & Cantero – Advogados Associados) que entraram na Justiça solicitando o cancelamento das eleições, exigindo a realização de um novo processo eleitoral. O Sindicato era uma entidade de fachada. Nela, praticamente um único dirigente mandava e seu estatuto inviabilizava a constituição de chapa de oposição.

A posse da NOVA diretoria do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos aconteceu dia 23 de maio de 2013, na sede da entidade e foi prestigiada pelo secretário-geral da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT), João Cayres.

Faremos a prestação regular de contas aos associados e, se necessário, buscaremos a justiça para acionar as empresas que se recusarem a pagar adicionais de insalubridade ou periculosidade. A nova direção do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos agradece o apoio de todos e todas que direta ou indiretamente ajudaram na realização desse sonho.